Sabemos do peso que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem para o futuro da vida dos estudantes que estão concluindo o mesmo. Uma vez que ele é a porta de entrada para universidades públicas ou até mesmo para conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade particular. Por esse motivo, é importante que o aluno esteja bem preparado para o Exame, que não é uma prova fácil e é bastante concorrido. Hoje eu vou dar algumas dicas de hábitos que você pode adquirir e se preparar melhor para uma rotina de estudos.

1- Compre uma agenda: se organizar é fundamental nesse processo de estudos, opte por uma agenda tradicional e não por agendas eletrônicas que podem dispersar sua atenção.

2- Organize seus estudos: reserve um tempo para ele, separe-o em horas, e estude por até duas horas cada assunto. Caso precise estudar mais sobre esse determinado assunto, retome-o no dia seguinte.

3- Evite muitas cobranças: se cobrar demais ou permitir que outros cobrem muito de você, acaba influenciando negativamente em seus estudos, gerando ansiedade, isso prejudica sua capacidade de absorver informações.

4- Tenha sempre em mãos post-its e marcadores: eles são excelentes para destacar informações ou inserir observações importantes.

5– Conheça a si mesmo: cada um de nós temos um sistema de aprendizado que nos atende de maneira mais eficaz, uns aprendem melhor ouvindo, outros aprendem ao transcrever e escrever, enquanto outros aprendem apenas pela leitura.

6- Estude todas as matérias: é comum darmos ênfase no que temos mais dificuldades, mas é importante separarmos tempos iguais para cada disciplina, para que nenhum conteúdo fique prejudicado.

7- Estude em grupo: muitas vezes estudar em grupo traz benefícios aos estudantes, já que é comum um ter mais facilidade em determinada matéria do que o outro, fazendo com que se ajudem mutuamente.

8- Separe o tempo para se dedicar à redação: pratique os processos para a escrita da redação. Afinal, ela tem muito peso na nota do ENEM.

9- Faça resumos: uma síntese da matéria que foi estudada auxilia na compreensão do conteúdo que se quer aprender.

10- Procure um lugar calmo: estudar em lugares com muito barulho pode te levar a distração. É importante que se estude em um lugar tranquilo e confortável para que haja um aprendizado melhor.

11- Respeite sua rotina: tenha foco e não se desvie do seu plano de estudos, dessa maneira você obtém melhor aproveitamento e não deixa nenhum conteúdo para trás.

12- Desapegue da internet e do celular: Deixe de lado os aplicativos de mensagens instantâneas, apesar da internet ser uma excelente fonte de pesquisa, ela nos distrai com muita facilidade.

13- Se alimente bem: fuja de alimentos do tipo Junk food, tenha horário para suas refeições e procure ingerir alimentos ricos em vitaminas, pois isso ajuda o cérebro a absorver as informações de maneira eficaz.

14- Leia muito: o hábito de ler além de ampliar o nosso vocabulário, também nos ajuda na interpretação de textos e a ter uma ortografia correta.

15- Exercite o corpo e a mente: caminhada, yoga e meditação auxiliam o cérebro a reforçar a matéria estudada.

Se conseguir colocar esses hábitos em prática você terá um bom plano de estudos, o que te levará a ter um excelente resultado no ENEM.

Lembre-se sempre: Você Pode Tudo!!!

Fonte: www.imaginie.com