Hoje eu vou falar do quão importante é incentivarmos nossas crianças a ter gosto pela leitura. Sabemos que a infância é a fase da vida onde tudo está em formação, inclusive os hábitos. Quanto mais cedo a criança começar a ter contato com a leitura, mais chances ela tem de se tornar um adulto leitor.

A leitura infantil é uma forma da criança desenvolver o senso crítico, as emoções, os sentimentos, a imaginação, e tudo isso de uma forma prazerosa.

Quando uma criança ouve ou lê uma história e é capaz de indagar, comentar a respeito do que se ouviu ou leu, acontece uma interação verbal. Isso auxilia na formação da linguagem e é de grande valia, uma vez que é sabido que a linguagem é a base do pensamento.

A criança que lê com maior destreza se interessa pela leitura e aprende mais facilmente, sendo assim, a criança interessada em aprender se transforma em um leitor e a capacidade de ler está estreitamente ligada à motivação. Por isso, é de suma importância que os pais se dediquem efetivamente em estimular o prazer pela leitura.

Nós professores possuímos uma grande influência no processo, não somente por ensinar a criança a ler, mas também por exercitar a prática da leitura, bem como o prazer por meio dela. É relevante ainda, que a própria criança tenha a liberdade de escolher os livros que quer ler ou ouvir, e ter fácil acesso a eles, pois potencializa a ação rotineira da leitura.

No mundo atual, onde somos cercados por tecnologias, o livro parece ter perdido seu espaço, por isso, devemos estar sempre atentos em transmitir para as crianças os benefícios que a leitura pode proporcionar e o poder existente em uma história bem contada, para que elas se sintam motivadas a descobrir um mundo de encantamentos encontrados nas páginas dos livros.