Devemos tentar olhar um mundo de possibilidades que existem além do que acreditamos ser tudo.

Quando você está contemplando o mar e olhando o horizonte, apesar de você não enxergar, tem um continente além do que o seus olhos alcançam. Assim é na educação, diversas práticas estão acontecendo neste momento, em escolas no mundo inteiro. Isso inclui também a sala de aula ao lado da sua.Admirar o outro seria um bom início para termos uma melhor percepção de nós mesmos, e tendo essa atitude, isso não nos diminuirá em nada.

Vamos iniciar contemplando um país no qual me debruço a estudar há exatos 5 anos, que é a Finlândia. Muitas são as variáveis a serem colhidas nesse bosque, contudo irei expor duas que creio serem as mais importantes e que fazem da Finlândia referência educacional no mundo.

A primeira é a formação do educador, somente leciona quem possui o título de mestre, no mínimo. E essa formação que é acompanhada de uma formação continuada do docente, é responsável por diversos resultados de excelência.
O Segundo ponto que considero fundamental, é o sonho de se tornar educador. Temos, aproximadamente, uma procura de 1000 candidatos para 90 vagas nos vestibulares para pedagogia enquanto, em nosso país, sobram vagas em boa parte das universidades.

Precisamos evoluir e sabemos disso.

Um tempo de formação mais adequado e especializações, podem corroborar muito em nosso sistema educacional e melhores salários para que o sonho de ser um educador não morra pelo caminho capitalista que nós temos que trilhar para sobreviver.

  Curiosamente se estamos em uma festa, numa roda de amigos conversando sobre profissões, o médico, o advogado e o engenheiro falarão com orgulho sobre a sua carreira, enquanto o professor normalmente dirá:
“-Infelizmente, sou professor.”

Professores, educadores e amigos, quando me fazem esta pergunta, eu encho o peito e digo: “Graças a Deus e com muito orgulho sou professor!” .
E você? O que responde?

Podemos começar a mudança por aí. Somos educadores e mudaremos este cenário.
Você pode tudo‼‼

Obrigado.