Estão abertas as inscrições para cursos de ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow do Rio de Janeiro! O CEFET/RJ oferece uma variada gama de cursos em diversos níveis de formação e campi para aqueles que houverem completado o ensino fundamental ou estejam em fase de conclusão dele. Observe atentamente as informações abaixo para participar do processo de seleção.

Ensino Médio com formação técnica

Inscrições abertas entre 10 de agosto e 20 de setembro através da internet, no site da Bio-Rio.

As vagas são para o ano letivo de 2016 em três modalidades (em todas elas, o aluno deverá realizar um estágio profissional:

  1. Ensino médio integrado ao técnico com duração de 4 anos (campi de Itaguaí, Maracanã, Maria da Graça, Petrópolis e Valença);
  2. Ensino médio integrado ao técnico com duração de 3 anos (campi de Nova Iguaçu e Nova Friburgo);
  3. Ensino médio em concomitância externa com duração de 3 anos (campus de Angra dos Reis, onde o aluno cursará o ensino médio, mas realizará o técnico em uma instituição parceira do CEFET).

Taxa de inscrição: 60 reais em boleto bancário, sendo que o candidato pode solicitar isenção preenchendo um requerimento no site http://concursos.biorio.org.br/ ou em http://www.cefet-rj.br/.

Vagas: 50% das vagas do concurso são destinadas à ampla concorrência, enquanto os outros 50% delas são reservadas para estudantes provenientes de rede pública. As vagas reservadas são ainda subdivididas em outras modalidades relativas à renda familiar e a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Cartão de confirmação: estará disponível a partir do dia 18/10 (para prova objetiva) e 06/11 (para prova discursiva) e deverão ser impressos pelo próprio candidato, que deve levá-los para o local de prova.

Provas: as provas objetivas ocorrem dia 18/10 e, se classificado nelas, o candidato fará as provas discursivas no dia 15/11.

A prova objetiva consiste de 40 questões divididas igualmente em quatro áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Física, Química e Biologia) e Estudos Sociais (História e Geografia). Cada área de conhecimento pode alcançar 50 pontos, totalizando um valor máximo de 200 pontos a prova.

A prova discursiva envolve 10 questões discursivas de matemática, valendo 100 pontos, e uma prova de redação, valendo também 100 pontos.

O resultado final será divulgado dia 15 de dezembro. Classificado, o candidato deve atentar para prazos e documentação necessária para fazer sua matrícula (se for cotista, deve também ficar atento aos documentos, detalhados no edital, que comprovem suas condições, de acordo com o(s) grupo(s) de que faz parte).

Não deixe de acompanhar o blog para obter mais informações sobre esse e outros processos de seleção, para que você não perca nenhuma oportunidade. Não deixe de acreditar na mudança de vida, e tenha certeza que a educação é o caminho mais rápido para ultrapassar obstáculos, tendo a dedicação como única e indispensável moeda de troca por ela.

 

Confira as vagas disponíveis através do edital.
E, não esqueçam: dúvidas, críticas ou sugestões, falem comigo em edsonurubatan@globo.com.