Olá, caros leitores! A cerca de dois meses do Exame Nacional do Ensino médio (ENEM), tenho certeza que vocês estão buscando formas de intensificar seus estudos, de auxiliar seus alunos ou incentivar seus filhos. Para isso, podemos contar com a tecnologia para encontrar formas diversificadas de oferecer conteúdos.

Incentivar a tecnologia é benéfico tanto revisar o conteúdo visto em sala de acordo com as necessidades do aluno, ampliar seu acesso a materiais de estudo, fazer com que conheça sua prova ou mesmo possibilitar que ele se familiarize com uma maior parte do edital de seu concurso ao estudar por conta própria. Por isso, vamos conhecer alguns apps disponíveis para smartphones e/ou iPhone, alguns direcionados especificamente para o ENEM e outros mais abrangentes.

 

SAS ENEM

sas-enem-7ee3f3-w192

Desenvolvido pelo Sistema Ari de Sá (SAS) de ensino, que elabora materiais didáticos desde 2004 e abrange diversas áreas do ensino, a plataforma gratuita direcionada ao ENEM envolve a resolução da prova do ano anterior, oferecendo ao vestibulando uma análise de seu desempenho, seus pontos fortes e quesitos a serem melhorados. Seu grande diferencial, além de guiar o candidato do ENEM, é disponibilizar uma resolução detalhada de cada uma das questões, facilitando a solução de erros e servindo como uma maneira de fortificar o conteúdo já aprendido.

Para acessar a plataforma, você pode baixar o aplicativo para Android no Google Play, buscando por SAS ENEM, ou então se cadastrar no site http://sasenem.portalsas.com.br/, que funciona como uma versão para computadores. O usuário precisa fazer um cadastro, que funciona para ambas as versões, clicando em “Criar uma conta” na página inicial. Com isso, ele precisará apenas fornecer seu nome e seu e-mail, criando uma senha de acesso, e então terá acesso aos conteúdos da plataforma.

Geekie Games e Geekie Games: A Batalha

unnamed

Fundada em 2011, as plataformas da startup Geekie (ou seja, uma empresa de tecnologia de pequeno porte em busca de um modelo de negócios inovador) vêm se aprimorando e ganhando cada vez mais adeptos de lá para cá. Hoje, ela contabiliza que cerca de 3 milhões de alunos utilizaram a tecnologia da Geekie para transformar suas vidas através da educação.

Em sua versão mais atualizada, o app oferece planos de estudo personalizados e interativos, com vídeo-aulas e muitos exercícios relativos a cada um dos tópicos. Em mais de 600 aulas, ele visa a proporcionar o foco adequado para o vestibulando e/ou aluno, que poderá acompanhar seu progresso, além de utilizar o método de pontuação a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e incluir simulados de provas anteriores do ENEM, também proporciona ao usuário simulados com questões inéditas ao estilo do concurso.

A plataforma, credenciada pelo Inep e pelo MEC, pode ser acessada tanto pelo site quanto por aplicativos para dispositivos móveis Android. No entanto, nessa edição do Geekie Games, parte dos recursos (o plano de estudo inteligente e o desempenho do aluno por assunto ENEM) é liberada para usuários que assinam o plano pago, que hoje custa R$29,90 ao mês. Mas se você não pode arcar com essas despesas, não se preocupe: todas as mais de 600 aulas e os simulados com nota ENEM são liberados para o usuário gratuito. Se estiver na dúvida sobre assinar ou não assinar, o site ainda disponibiliza uma semana gratuita do plano Pro.

Para acessar o site, basta fazer um cadastro pelo app ou pelo site, que solicitam apenas nome, sobrenome, e-mail e criação de uma senha. O nome do app na loja Google Play é Geekie Games Enem, e o site é https://beta.geekiegames.com.br/login.

A Geekie ainda desenvolveu um app em formato de jogo de perguntas e respostas para Android, chamado Geekie Games: A Batalha. Nele, o jogador pode concorrer contra amigos ou pessoas do Brasil inteiro em uma “batalha” de conhecimentos, que utiliza perguntas de diversos vestibulares (selecionando as que se relacionam com o Enem) e reforça conteúdos do Ensino fundamental II e do Ensino médio, tudo isso funcionando como uma espécie de estudo mais descontraído.

O usuário pode acessá-lo, após instalar o aplicativo através da Google Play, com seu perfil no Facebook ou criar uma conta com seu e-mail.

O Kuadro

SBJYbKMk_400x400

“O Kuadro” é uma iniciativa de um engenheiro e uma bióloga que desejam elevar a qualidade e a amplitude do ensino no Brasil da maneira mais acessível aos alunos. Para isso, criaram um site e um canal no YouTube que oferecem milhares de vídeo-aulas (número em constante expansão) nas áreas de Matemática, Física, Química e Biologia. Seu conteúdo é direcionado tanto a alunos em fase escolar quanto a vestibulandos de todo o Brasil, focado principalmente nos conhecimentos cobrados pelo ENEM.

Inspirados no modelo utilizado por Salman Khan, o fundador da Khan Academy, de quem já falamos aqui, os professores engajados no projeto “O Kuadro” também se baseiam na ideia das ferramentas simples (o “quadro negro”), aulas curtas e exemplos resolvidos, colocando o vídeo sob a perspectiva de ser mais um material que o aluno ou o professor podem utilizar para melhorarem seus estudos ou aulas, sendo indispensável a interatividade para que isso aconteça – no caso do aluno, praticando o conteúdo e, no caso do professor, utilizando os vídeos como um complemento, não como aula por si só.

“O Kuadro” pode ser acessado gratuitamente através do site ou do canal do YouTube, sem a necessidade de fazer cadastros.

Khan Academy

Khan-Academy-logo

A Khan Academy é uma ONG de ensino gratuito através de uma plataforma online, que pode ser acessada pelo aplicativo para iPhone ou pelo site. Seus conteúdos são diversos e abrangentes, envolvendo desde a Matemática até as Artes. Com os mesmos mecanismos utilizados por “O Kuadro”, pode ser utilizado para revisar e aprender conteúdos de vestibular, com uma área específica voltada para o ENEM em Matemática (a matemática, por sinal, é uma das áreas mais extensas do site).

Para ter acesso a todas as áreas do site, basta ir até a página inicial do site e fazer um cadastro. Se ficou curioso para conhecer também as outras áreas da Khan Academy e sua popularidade mundial, não deixe de checar o artigo anterior sobre ela.

FGV Ensino médio Digital

10626587_761914177214862_8048530605876781175_n

Em uma plataforma online também gratuita, a Fundação Getúlio Vargas oferece material didático digital e gratuito, além de mais de 10.000 questões em seu banco de dados para alunos em fase escolar e para o vestibulando que prestará o Enem.

Para ter acesso a seu conteúdo, basta fazer o cadastro, que pode ser com o próprio perfil do Facebook ou através do e-mail na página inicial do site na aba “Acesse o sistema” no lado direito da tela. Caso esteja em dúvida em fazer o cadastro, você pode ainda fazer um teste em uma das áreas de conhecimento do ENEM e ver como o sistema funciona.

Projeto Medicina

logo_med_quadrada2

 

Apesar do nome, o Projeto de Medicina é um grande banco de dados com questões de vestibular do Brasil inteiro com gabarito, divididas por área de conhecimento e assunto, além de vídeo aulas. Por mais que tenha foco em oferecer o máximo de conteúdo voltado para as necessidades de vestibulandos de Medicina, o site ainda é uma ótima opção para exercitar ao máximo seu conhecimento, não se restringindo apenas ao conteúdo do ENEM, o que possibilita a obtenção de outras formas de enxergar um mesmo assunto (o que pode auxiliar alunos a resolverem questões do ENEM de maneira mais rápida e eficiente).

Você pode acessar o site através do link http://projetomedicina.com.br/site/. Não é necessário fazer cadastro algum e a maioria do conteúdo pode ser baixado em pdf.

É fácil observar que a grande maioria desses recursos privilegiam a resolução de exercícios com maior ou menor ênfase, seja oferecendo apenas questionários ou mesclando-os com aulas. É essencial para o vestibulando (ou para concurseiros, em geral) conhecerem o modelo de sua prova e realizar o máximo possível de atividades para fixar o conteúdo cobrado em seu edital – de preferência, não tentando apenas “cobrir” o edital, mas buscando o “mais além” dos assuntos estudados, para que então possa garantir sua aprovação.

Nessa fase, praticamente às vésperas do ENEM, é infinitamente mais importante. Por isso, vestibulandos, exercitem, façam o mais além. Em momentos onde haja lacunas de tempo não utilizadas, como em filas ou trajetos, esqueça os jogos de doces ou de pássaros raivosos e as conversas online que podem ser adiadas – substitua por alguns minutos de prática as plataformas online.

Há também muitos aplicativos voltados apenas para a resolução de provas anteriores, como, por exemplo, o Passei ENEM!, o Simulado ENEM 2015, o Perguntah e AppProva. Entre eles, há opções off-line, caso você não use internet fora de casa. E não deixem de pesquisar, recomendar e incentivar; o estudo é muito mais produtivo quando realizado em grupos.

Não desanime na reta final: esse é o momento de utilizar todo o fôlego possível para arrematar o estudo do ano inteiro. Acredite, o sonho está mais próximo do que você imagina, é só não deixar de se dedicar!

Você pode tudo!
Dúvidas, críticas ou sugestões, não deixem de me mandar um e-mail em edsonurubatan@globo.com!

Confira também:

Estudando com seu smartphone

Khan Academy – Matemática à música: gratuito para todos