Quer fazer parte de um time de profissionais renomados, muitos dos quais figuram no mundo como os melhores de suas áreas? Se você ficou interessado e pretende estudar no exterior, vamos explorar hoje um pouco sobre a universidade inglesa de Cambridge!

A universidade de Cambridge, localizada na cidade britânica de mesmo nome, já existia desde pelo menos o ano de 1209, durante a Idade Medieval, quando o Brasil sequer havia sido descoberto. Com toda essa experiência, a universidade foi lar de profissionais que colaboraram no rumo que assumiram suas áreas de atuação, como o geólogo e biólogo Charles Darwin e o físico Sir Isaac Newton. Dentre os laureados do prêmio Nobel, cerca de 88 deles tiveram alguma relação com Cambridge, 32 deles ex-alunos da universidade.

Com toda sua experiência, a Universidade de Cambridge nunca deixa de ser uma das primeiras colocadas mundiais no ranking QS University, muitos vezes sendo a 1ª colocada dessa e de outras listas bem conceituadas.

Com uma estrutura que preza excelência de ensino, há mais de 100 bibliotecas espalhadas pelo polo universitário, e as aulas são lecionadas em salas de aula com as turmas, acompanhado também há um processo de instrução individual diretamente com um professor.

 

Como ingressar em Cambridge?

Sendo uma universidade de primeira linha, Cambridge possui um processo seletivo muito concorrido, cerca de 1.300 estudantes universitários dela são internacionais apenas nos cursos de graduação.

Se empolgou? Vamos ao processo!

1º passo: escolher um curso e uma faculdade. Para se candidatar à seleção, é necessário escolher seu curso de graduação e a faculdade, lugar onde você pode ficar hospedado por pelo menos 3 anos. São 29 faculdades espalhadas pela Inglaterra, portanto, pesquise o histórico da comunidade onde você gostaria de ficar.

2º passo: candidatar-se online pelos UCAS (Universities and Colleges Admission Services) e na COPA (Cambridge Online Preliminary Application).

Os UCAS são uma organização de caridade, que tem por objetivo promover a educação, administrando processos seletivos educacionais predominantemente no Reino Unido. Há um prazo para fazer a inscrição nos UCAS de Cambridge, e este deve ser rigorosamente obedecido. Atenção: os prazos de estudantes internacionais são, às vezes, antes dos de estudantes britânicos.

A COPA é uma etapa adicional para estudantes internacionais que moram fora da União Europeia e não vão comparecer às entrevistas na Europa e/ou queiram se candidatar a uma bolsa escolar como músicos organistas. Há uma taxa de 30 euros (em 2015) pela inscrição na COPA, que pode ser feita online ou por telefone.

A inscrição nos UCAS e na COPA são interdependentes: ao fazer a inscrição na COPA, você receberá um Número de Referência por e-mail, que será utilizado para completar a inscrição em um Questionário Suplementar de Inscrição nos UCAS.

Se você estiver dentro dos requisitos solicitados, como, por exemplo, obedecer aos prazos, mandar a documentação e informação correta, ter prestado o SAT e um teste de proficiência em língua inglesa (preferencialmente o IELTS) com bons resultados, poderá ser convocado para a próxima fase.

 

3º passo: Entrevista e teste de admissão

Como muitas universidades do exterior, Cambridge deseja conhecer os candidatos às vagas, suas qualificações e motivações pessoalmente. Para participar dessa etapa, a vida escolar do candidato (como notas, recomendações e participação em eventos) é examinada, e nem todos os candidatos são convocados (cerca de 80% são convidados). Por isso, quanto mais cedo você optar por uma universidade no exterior como um de seus possíveis caminhos, mais chances você terá de se preparar bem.

A entrevista será conduzida em língua inglesa. Portanto, para realizá-la, você deve ser capaz de se comunicar em um inglês padrão (tendo o IELTS como referência para padrão).

Você poderá solicitar em sua inscrição um pedido para fazer a entrevista no Brasil, embora possa marcar também em Cambridge. Não há desvantagens em realizá-la em seu país natal ou na Inglaterra, embora seja aconselhado fazer a entrevista no país sede da universidade apenas para candidatos à Arquitetura, História da Arte, Música e Estudos Clássicos. A taxa para fazer a entrevista fora de Cambridge é de 140 euros (em 2015).

O teste de admissão é parte obrigatória da seleção para todos os estudantes internacionais, que varia de acordo com o curso pelo qual optarem. Ele será aplicado pela equipe de entrevistas, muitas vezes antes da própria entrevista.

 

4º passo: esperar pela admissão. Dentro do prazo estabelecido, a universidade o informará se você foi ou não selecionado para participar do curso, podendo também pedir para realizar uma segunda entrevista.

 

Informações adicionais

Despesas

Para cursar Cambridge, é necessário provar ser capaz de pagar pelos custos do curso escolhido, do alojamento e outras despesas de habitação, como alimentação. Esses custos variam de curso para curso e alojamentos para alojamento, por isso, é necessário consultar o site oficial para planejar as finanças.

Entretanto, Cambridge oferece bolsas de estudo e ajuda de custos para estudantes internacionais através de alguns programas, como a premiação Cambridge Trust (o CAPES Brasil é uma das agências internacionais dessa iniciativa), bolsas oferecidas pelas faculdades (é necessário checar quais faculdades fazem parte do programa) e um fundo que auxilia estudantes internacionais portadores de necessidades especiais.

Visto e passaporte

Não é necessário ter o visto e o passaporte no momento em que se faz a inscrição para os UCAS e a COPA, porém, para estudar em Cambridge, é necessário tirar o passaporte e o visto de estudo Tier 4 para a Inglaterra. Ou seja: é necessário ter a aprovação da universidade e provar que é capaz de arcar com suas despesas em solo estrangeiro. Como é um assunto extenso, falarei do visto Tier 4 em outra ocasião, mas, se estiverem ansiosos por mais informações, Cambridge tem um site especialmente desenvolvido para estudantes internacionais que cobre o assunto.

 

Agora você tem todas as informações que precisa para se preparar bem e ser selecionado(a) para Cambridge! Se você decidiu cedo que a universidade é uma boa opção para você, haverá mais tempo e facilidade para se preparar melhor, mas, se seu caso é o de estar em seus últimos anos do Ensino Fundamental ou Médio, ou mesmo já se formou, não deixe de buscar seu sonho: prepare-se ao máximo e dê o melhor de si para provar aos entrevistadores sua verdadeira paixão pela área que escolheu. Afinal, Cambridge está interessada em formar os melhores profissionais de sua área – se sua motivação para procurá-la é essa, não há obstáculo que seja grande demais.

No entanto, se Cambridge não for o caminho que fazem seus olhos brilharem ou se você ainda não tem certeza se é essa a rota a seguir, continue acompanhando o blog para informações sobre outras tantas e diversas possibilidades a serem trilhadas. Conte comigo em edsonurubatan@globo.com para opiniões, críticas ou sugestões. Você pode também comentar aqui embaixo para compartilhar suas informações e experiências conosco.

Espero vocês!

 

Confira também

IELTS

SAT

TOEFL

Site oficial de Cambridge