Uma das melhores escolas públicas do Rio de Janeiro, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), divulga seu edital novamente para o ingresso de alunos em 2017 no Ensino Fundamental e Médio. A instituição é um órgão suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humana e atua em conjunto com a Faculdade de Educação da UFRJ.

Alunos que fazem parte do CAp UFRJ têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão, além de cursarem disciplinas que vão além do currículo nacional: além das matérias de base, com Português e Matemática, os alunos podem cursar Artes Cênicas, Artes Visuais, Desenho Geométrico, Música, Espanhol, Francês e Inglês.

 

Como ingressar no CAp UFRJ em 2017?

1º passo: pré-inscrição

A pré-inscrição é online e deve ser realizada no período de 2 a 13 de setembro de 2016 através do endereço https://www.admissaocap.ufrj.br/. Para concluir essa etapa, deve-se pagar a taxa de R$50,00 até 14 de setembro de 2016, a não ser que o candidato se enquadre nos requisitos para a isenção da taxa.

Pedido de isenção

Deve ser realizado na pré-inscrição online no período de 5 a 8 de setembro. Realizada a inscrição online, deve-se comparecer, no mesmo período, ao CAp UFRJ (Av. Lineu de Paula Machado, s/nº) para entregar os documentos descritos na página 3 do edital.

Caso você não peça a isenção, não é necessário comparecer ao colégio na fase de pré-inscrição.

Requerimento de condições especiais para realizar a prova

Candidatos portadores de necessidade especiais que precisem, por exemplo, de sala adequada para mobilidade reduzida, ledor, entre outros, devem requisitar atendimento diferenciado na pré-inscrição online.

 

2º passo: confirmação da pré-inscrição

O responsável do candidato deve comparecer ao CAp UFRJ (Av. Lineu de Paula Machado, s/nº) para entregar os documentos descritos na página 2 do edital.

 

3º passo: inscrição definitiva

A lista de candidatos inscritos será divulgada dia 3 de setembro online ou presencialmente no CAp UFRJ. Candidatos ao 1º ano do Ensino Médio deverão comparecer obrigatoriamente ao colégio de aplicação entre 10 e 13 de setembro para a retirada do cartão de confirmação para a prova de nivelamento, ou serão eliminados do processo seletivo.

Candidatos que necessitem de atendimento especial devem comparecer ao colégio no dia 19 ou 20 de setembro para levar o documento comprobatório da necessidade.

4º passo (somente para candidatos ao 1º ano do Ensino Médio): prova de nivelamento de aptidão

Os candidatos ao Ensino Médio deverão realizar a prova de nivelamento, que é composta de questões de nível Fundamental de Língua Portuguesa e Matemática (conteúdo programático a ser divulgado). Serão considerados aptos os alunos que acertarem um mínimo de 50% da prova e, portanto, estarão classificados para o sorteio público.

 

5º passo (candidatos a Fundamental e Médio): sorteio público

O sorteio público para as vagas ocorrerá dia 7 de dezembro de 2016. Participarão dele todos os candidatos ao Ensino Fundamental e, do Ensino Médio, apenas aqueles que foram considerados aptos na prova de nivelamento.

 

Confira também

Edital CAp UFRJ 2017