Em sua última semana de inscrições, o Enem 2015 encerra seu prazo para solicitar a participação nesta sexta-feira (5) às 23h59, e o período para pagamento da taxa de inscrição de R$63 irá até o dia 10 de junho – mas vale lembrar que os alunos matriculados na rede pública que concluírem o Ensino Médio neste ano são isentos da taxa automaticamente, e candidatos que possam comprovar carência ou vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar isenção no site do Enem no ato da inscrição.

A edição deste ano conta com alterações importantes: o Enem Digital e o veto da utilização dos resultados do exame para ingresso no ensino superior por estudantes menores de 18 anos que concluam o Ensino Médio após 2015.

O Enem Digital será voltado justamente para o participante “treineiro”, que busca experiência e autoconhecimento. Em complemento ao veto, esse resultado também não poderá ser utilizado para ingresso no ensino superior. Essa versão da prova poderá ser realizada em uma data e local indicados pelo Ministério da Educação.

O exame mantém sua política de inclusão social com atendimento especial para portadores de deficiência, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e guardadores de sábado, além da aplicação em unidades prisionais e socioeducativas. Desde o ano passado, prevê também a solicitação do uso do nome social adotado por travestis e transexuais. Os resultados do Enem poderão ser utilizados para a certificação do Ensino Médio em instituições determinadas pelo edital (para candidato com no mínimo 18 anos), para concorrer à bolsas de intercâmbio, assim como para o ingresso em universidades públicas, pelo Sisu, e em particulares, pelo Prouni.

Inscreva-se, não perca essa oportunidade de transformar a sua vida e a das pessoas ao seu redor através da educação. Lembre-se de que você pode tudo!