Em um país onde o caminho para a educação de qualidade ainda encontra um sem-número de obstáculos, buscar colégios gratuitos e que ofereçam as ferramentas necessárias para alcançar os sonhos e formar cidadãos é uma tarefa árdua. Mas, meus leitores, há sempre opções e meios para facilitar suas trajetórias.

Dentre elas está o Colégio Dom Pedro II, instituição tradicional do Rio de Janeiro fundada em 1837 que desde então preza pela excelência em ensino, formando cidadãos e profissionais de qualidade. Ele vem passando por expansões, contando hoje com 15 unidades distribuídas pelo estado. Em 2009 foi equiparado aos institutos federais, oferecendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – este último prevê ainda duas modalidades: o Ensino Médio regular e o Ensino Médio Integrado profissionalizante, além do Proeja (um programa do governo de educação para jovens e adultos).

O Dom Pedro II também é diferenciado por oferecer uma grade curricular abrangente, que inclui como parte do currículo básico Educação Musical, Artes Visuais, Desenho, Informática e Francês (de acordo com o nível escolar dos alunos).

Veja na relação abaixo os campi onde os ciclos de ensino são oferecidos:

Educação Infantil

  • Unidade de Realengo

 

Ensino fundamental I

  • Campus Engenho Novo I
  • Campus Humaitá I
  • Campus Realengo I
  • Campus São Cristóvão I
  • Campus Tijuca I

 

Ensino Fundamental II 

  • Campus Centro
  • Campus Engenho Novo II
  • Campus Humaitá II
  • Campus Realengo II
  • Campus São Cristóvão II
  • Campus Tijuca II

 

Ensino Médio Regular

  • Campus Centro
  • Campus Duque de Caxias
  • Campus Engenho Novo II
  • Campus Humaitá II
  • Campus Niterói
  • Campus Realengo II
  • Campus São Cristóvão II
  • Campus Tijuca II

 

Ensino Médio Integrado (1º ao 3º ano + formação técnica profissionalizante (é necessário cumprir estágio))

  • Campus Engenho Novo II (Técnico em Informática)
  • Campus Realengo II (Técnico em Instrumento Musical)
  • Campus São Cristóvão III (Técnico em Meio Ambiente; Técnico em Informática)
  • Campus Tijuca II (Técnico em Informática)

 

Ensino Médio Integrado – Proeja (formação no Ensino Médio + formação técnica profissionalizante para estudantes que se matriculem com no mínimo 18 anos (é necessário cumprir estágio))

  • Campus Centro (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Técnico em Administração)
  • Campus Engenho Novo II (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Técnico em Administração)
  • Campus Realengo II (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Técnico em Administração)
  • Campus Tijuca II (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Técnico em Administração; Técnico em Manutenção Automotiva)

Como entrar no Colégio Dom Pedro II?

Sorteio

Educação Infantil; 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I

A seleção é realizada para a Educação Infantil através de sorteio para os grupamentos I e II (os dois primeiros dos três anos de educação infantil) e para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I.

O responsável legal do candidato deve fazer a inscrição no período estipulado, sendo que o candidato deve ter nascido dentro das datas prevista pelo edital e poder comprovar essa data através de certidão de nascimento. A inscrição pode ser realizada pelo responsável legal do candidato, presencialmente ou online, e tem taxa de 30 reais (no último processo seletivo), mas candidatos de família de baixa renda (que tenha renda de até três salários mínimos ou meio salário por membro da família). Para o Ensino Fundamental I, o campus deve ser escolhido no ato da inscrição.

O sorteio é público, mas o não comparecimento não resulta na eliminação do candidato. Três dos responsáveis inscritos são convidados para fazer parte da organização do sorteio. São sorteadas 10% a mais de vagas para a lista de espera, no caso de desistência dos sorteados antes.

A eliminação do candidato só ocorrerá se ele deixar de cumprir os prazos para inscrição, pagamento e matrícula, prestar informações falsas ou que não possa comprovar ou que deixe de levar os documentos requeridos pelo edital.

 

Prova

6º ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio (noturno e diurno)

As inscrições deverão ser realizadas online ou presencialmente, fazendo a escolha do campus desejado e, caso haja mais de um turno no campus escolhido, o turno do candidato será determinado por sua classificação. 50% das vagas são reservadas para estudantes provenientes da rede pública que tenham estudado na rede pública (ao menos o 4º e o 5º ano do Ensino Fundamental I para quem fizer prova para o 6º ano, integralmente para vagas reservadas no Ensino Médio), sendo que o(s) nome(s) da(s) escola(s) onde cursou no ato da inscrição e deve comprová-lo na matrícula. Nas vagas para o ensino médio, parte das vagas reservadas se destinam a pretos, pardos e índios. O candidato deverá estar dentro da faixa etária prevista no edital.

A taxa de inscrição tem valor de 50 reais (no último processo seletivo), mas candidatos de família de baixa renda (dentro dos termos do edital). A isenção de taxa de inscrição poderá ser requerida dentro do período indicado no edital por candidatos de família de baixa renda (que tenha renda de até três salários mínimos ou meio salário por membro da família), que possam comprovar o fato. Candidatos que precisem de atendimento especial devem relatá-la no ato da inscrição e enviar por correio laudo médico que comprove a condição ou o entregue nos Postos de Atendimento Presencial.

O Cartão de Confirmação de Inscrição não será enviado por correio para a casa do candidato, que deverá levar para o local de prova seu documento de identidade original.

A prova é objetiva de múltipla escolha e composta de 10 questões de Língua Portuguesa e 10 de Matemática, cada uma valendo um ponto, totalizando 20 pontos, além de ser aplicada também uma prova de redação de 0 a 10 pontos, sendo eliminado o candidato que tire nota 0 na redação. Assiná-la também resultará na eliminação do candidato. A prova deve ser realizada em caneta esferográfica de corpo transparente preta ou azul, e a redação deverá ser escrita em letra legível. (O conteúdo da prova varia de acordo com o ciclo de ensino do candidato).

A matrícula do candidato classificado deverá ser realizada no dia, horário e local indicados, levando a documentação necessária. É possível ainda haver um número de convocações previstos no edital para preencher a vaga de candidatos desistentes da 1ª chamada.

 

Ensino Médio Integrado (Técnico em Instrumento Musical)

O processo de inscrição segue os padrões explicados acima, mas o candidato desse curso deve declarar a preferência por um instrumento no ato da inscrição (flauta ou piano), e ele só poderá realizar a prova objetiva com redação se alcançar a nota estipulada em uma prova prática.

Se o candidato optar pela modalidade flauta (doce ou transversal), deverá levar seu próprio instrumento para a realização da prova. Se tiver optado por piano, fará a prova no piano presente no campus.

Não sendo aprovado na prova prática, ele poderá ainda optar por realizar prova para ensino médio integrado a outro curso técnico.

O modelo de prova objetiva é composto de 7 questões de Língua Portuguesa, 7 questões de Matemática e 6 questões de Teoria Musical, além da redação com valor de 10 pontos.

 

Ensino Médio Integrado (Técnico em Meio Ambiente)

O modelo de prova objetiva é composto de 7 questões de Língua Portuguesa, 7 questões de Matemática e 6 questões de Conhecimentos Gerais, além da redação com valor de 10 pontos.

 

Ensino Médio Integrado (Técnico em Informática)

O modelo de prova objetiva é composto de 7 questões de Língua Portuguesa, 7 questões de Matemática e 6 questões de Raciocínio Lógico, além da redação com valor de 10 pontos.

 

Proeja

O programa é voltado para jovens e adultos que tenham feito Ensino Fundamental integralmente na rede pública (e possam comprová-lo) e desejam a formação no Ensino Médio com o técnico profissionalizante ou que tenham se formado no Ensino Médio (não necessariamente na rede pública), e desejam a formação profissionalizante. A inscrição pode ser feita presencialmente ou online com o CPF do próprio candidato, com taxa de inscrição no valor de 10 reais. A isenção pode ser requerida se o candidato tiver renda baixa (dentro dos termos do edital). Como nas outras modalidades de inscrição, o atendimento especial pode ser solicitado, desde que o candidato mande o laudo médico que comprove a condição por correio ou o entregue nos Postos de Atendimento Presencial.

O Cartão de Confirmação de Inscrição não será enviado por correio para a casa do candidato, que deverá levar para o local de prova seu documento de identidade original.

A prova é objetiva de múltipla escolha e composta de 5 questões de Língua Portuguesa e 5 de Matemática, cada uma valendo um ponto, totalizando 10 pontos, além de ser aplicada também uma prova de redação de 0 a 10 pontos, sendo eliminado o candidato que tire nota 0 na redação. Assiná-la também resultará na eliminação do candidato. A prova deve ser realizada em caneta esferográfica de corpo transparente preta ou azul, e a redação deverá ser escrita em letra legível. (O conteúdo da prova varia de acordo com o ciclo de ensino do candidato).

 

Os editais de seleção de todos os concursos do próximo ano para alunos ainda serão divulgados.

 

Como diz o hino do Colégio Dom Pedro II, “O livro é nosso escudo e arma a inteligência”. A educação é um bem de valor inestimável e indestrutível, o único deles que lhes acompanhará por toda a vida. Valorize-o como seu escudo contra as dificuldades e como sua arma para abrir a trilha que leva para a realização dos seus sonhos, que pode ser muito mais concreto do que parece. A única coisa que os separa deles são tempo e dedicação.

Você pode tudo!