O TOEFL (Test of English as a Foreign Language, ou Teste de Inglês como Língua Estrangeira) é um teste internacionalmente aceito que avalia o nível de fluência na língua inglesa. Ele é organizado pela ETS, Educational Testing Service, empresa sem fins lucrativos que tem por objetivo a melhoria da educação mundial. A abordagem do TOEFL é voltada para a sala de aula e ambientes acadêmicos, sendo a avaliação realizada por entre três a seis avaliadores do ETS – fatores que tornam seus resultados bem aceitos junto a instituições de prestígio, pois a possibilidade de distorção deles são muito reduzidas e o teste é voltado para fins práticos.

Por que fazer o TOEFL?

Ele é aceito na admissão de mais de 9000 instituições de ensino superior e universidades de mais de 130 países, e dentre elas estão as 100 principais universidades do mundo. Agências médicas e de licenciamento também o utiliza para certificação profissional. A Austrália tem o teste como componente obrigatório para solicitação de vistos para estudantes e trabalhadores. O Reino Unido também aceita a pontuação, sob certas condições. Algumas instituições de países em que o inglês não é a língua oficial também aceitam o teste. Os resultados confiáveis do exame podem servir também ao aluno que deseja monitorar seu progresso no aprendizado da língua inglesa. Além disso, o teste é usado pelo programa Ciência sem Fronteiras para intercâmbio para determinados países e pelo Idioma sem Fronteiras como pré-requisito para a participação dos cursos de idiomas oferecidos pelo programa.

Como funciona?

TOEFL iBT

O TOEFL iBT é realizado cerca de 50 vezes ao ano, em uma versão online aplicada por um dos centros de teste indicados pela ETS, disponíveis em todo o Brasil. Ele se divide em quatro seções, que avaliam leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral. A prova é aplicada em um período de até 4 horas e meia, incluindo dez minutos de intervalo. O participante será solicitado a ler, ouvir e falar a resposta a uma pergunta, ler e falar a resposta ou ler, ouvir e escrever a resposta. O exame engloba também o uso de variação de sotaques de falantes nativos em algumas de suas seções. Essa versão do TOEFL é mais amplamente aceita por instituições no exterior, por avaliar de forma completa os usos do idioma.

TOEFL ITP

O TOEFL ITP, a outra modalidade do teste presente no Brasil, é mais voltado para avaliação de progresso do aprendizado da língua inglesa, mas seu resultado é também utilizado pelo Ciência sem Fronteiras e por instituições em países onde o inglês não é a língua predominante. Mais voltado para estudantes que não têm domínio completo da língua, ele avalia compreensão auditiva e escrita, vocabulário e gramática. Seu resultado tem validade de dois anos. A realização do exame é obrigatória para alunos e profissionais que participem do Ciência sem Fronteiras ou outros programas de intercâmbio que tenham como requisito o TOEFL ITP em seu edital. A partir do resultado do teste, alunos da graduação, pós-graduação e servidores públicos das universidades federais poderão participar dos cursos de idiomas oferecidos pelo programa (as vagas e a disponibilidade dos cursos variam de acordo com a instituição de ensino). Conforme o edital de 2015/1, a prova é realizada no papel e tem modelo múltipla escolha, devendo ser feita a lápis. Ela é dividida em três etapas: a compreensão auditiva (35 minutos), estrutura e expressão escrita (25 minutos) e leitura (55 minutos). Há ainda a adaptação da prova para atender portadores de necessidades especiais.

Como se inscrever?

TOEFL iBT

A inscrição para o TOEFL iBT é realizada durante o ano inteiro, 24h por dia, no site da ETS, por telefone ou por correio, optando por uma das datas programadas nos locais de teste específicos (fazendo cadastro no site, você poderá ter informações mais completas). As inscrições para determinada data se encerram 7 dias antes da aplicação do teste, sendo que a inscrição em atraso pode ser realizada 4 dias antes com o acréscimo de uma taxa extra. Essa inscrição é feita online pelo site da ETS e tem taxa de 215 dólares (em 2015). Pessoas que precisem de atendimento diferenciado devem fazer a inscrição pelo correio. Consulte o site para datas e locais do TOEFL iBT

TOEFL ITP

No Brasil, a realização do TOEFL ITP tem sido promovida como parte dos programas Idiomas sem Fronteiras e Ciência sem Fronteiras. Sua aplicação é voltada para alunos de universidades públicas, institutos federais de ciência e tecnologia, estudantes de pós-graduação, técnicos e professores de universidades federais que se enquadrem no edital, lembrando que a prova também é oferecida em formato adaptado para portadores de necessidades especiais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através da plataforma online do Idioma sem Fronteiras do MEC indicada no site. As vagas variam de acordo com a disponibilidade de vagas e infraestrutura da instituição contemplada. Em 2015, as inscrições para alunos vão de 19 de janeiro a 19 de junho, com aplicação prevista entre 26 de janeiro e 23 de junho. As inscrições para servidores e professores das universidades federais ainda não foram divulgadas.

Além de tudo, pesquise sobre o tipo de intercâmbio que deseja realizar: as instituições dentro do Ciência sem Fronteiras aceitam o TOEFL ITS, mas, fora desse programa, o número de universidades do exterior que aceitam a versão ITS é reduzido.

Por fim, você, que pensa em morar fora, mas se vê desmotivado pelo ambiente em que vive e, assim como as pessoas ao seu redor, pensa que o sonho é impossível: não deixe de acreditar. As oportunidades existem, e elas são para aqueles que buscarem por elas. A distância que separa o sonho da realidade são somente tempo e dedicação.

Não perca as atualizações do site com mais informações sobre cursos, intercâmbios e outras ferramentas que enriquecerão suas possibilidades de escolha e aumentarão suas chances de sucesso.

Você pode tudo!

Mais informações sobre o conteúdo do TOEFL iBT

Mais informações sobre o conteúdo do TOEFL ITP

Veja quem aceita o TOEFL (em inglês)

Sites indicados para estudar para o TOEFL