Começa hoje a Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro. O maior evento literário do país teve início há 36 anos e até hoje é um grande sucesso, reunindo milhares de pessoas nessa festa que celebra a leitura e a cultura com muita diversão.

E com muito orgulho estarei lá, nos dias 08 e 09 de setembro, no pavilhão azul – F21, lançando o meu segundo livro intitulado “ Conquistar está na MODA. ” A obra discorre sobre como algumas con­dutas simples podem determinar o sucesso ou insucesso nos relacio­namentos que estabelecemos no âmbito pessoal e profissional, assim como nas práticas educacionais e em outras atividades profissionais que exercemos em nossas vidas.

Você, que me acompanha desde o livro “A Educação está na MODA” ou que me conhece das palestras que realizo em todo o Brasil, já sabe que o princípio da conquista é o eixo que orienta o primeiro dos seis protocolos de atuação docente propostos pelo Método de Organização das Didáti­cas e Avaliações (MODA), o qual nomeamos Apresentação e Conquista.

Em poucas palavras, o Método de Organização das Didáticas e Avaliações (MODA) nasceu de minhas próprias experiências e necessidades como professor, gestor e mantenedor de instituições de ensino, no esforço de descrever, formalizar, conceituar e sistematizar experiências e ferramentas pedagógicas que foram de grande serventia em minha trajetória na área da educação e que também podem auxiliá-lo no desenvolvimento das práticas educacionais. Além disso, o MODA também pretende possibilitar àqueles que me acompanham, que não são necessariamente profissionais da educação, um conjunto de ex­periências, conselhos e exemplos que possam promover vivências mais prazerosas e recompensadoras, tanto no âmbito pessoal, nas relações com familiares e amigos, quanto no âmbito profissional, no contato com cole­gas de trabalho, sejam superiores ou subordinados.

É importante destacar que nomeio a conquista de princípio por ser um dos alicerces centrais do processo educacional, assim como, nas demais relações pessoais e pro­fissionais que estabelecemos. Isto é, um ideal a ser perseguido e sem o qual dificilmente alcançaremos o sucesso desejado. Em segundo lugar, é válido ressaltar que o “poder de con­quista” não é um dom natural ou uma virtude inalcançável à maioria das pessoas; ao contrário, a conquista é uma habilidade que pode ser adqui­rida, treinada e melhorada. Nesse sentido, o que busquei neste livro é mostrar que a con­quista, quando desenvolvida por ações orientadas através de um conjunto de fundamentos, possibilita a construção de ambientes pessoais, profissionais e edu­cacionais cooperativos, nos quais a motivação e o comprometimento dos participantes favorecem o crescimento intelectual, ético e profissional mú­tuo; em outras palavras, a conquista promove a harmonia e a unidade de propósitos e ações que determinam o sucesso.

O objetivo deste livro não é a proposição de um método infalível ou de uma verdade última sobre o princípio da conquista. Com certeza, a conquista já faz parte de suas práticas diárias, e você já deve empreender diferentes formas de estabelecer produtivos laços emocionais com seus interlocutores.

O que busquei transmitir é a importância da conquista no processo educacional e contribuir para a otimização de sua performance em seus relacionamentos e atividades profissionais, seja em sala de aula, com os estudantes, seja nas outras dimensões de sua vida, com a família, amigos e colegas de trabalho.

O livro, sobretudo, é para você educador e para você educando. Mas como bem sabemos, e aprendemos com nossas vivências, ora somos educadores, ora somos educandos. Por isso, embora a sala de aula seja o espaço privilegiado de nossas discussões, você, meu querido leitor, vai encontrar nesse livro também um compa­nheiro para melhorar suas relações pessoais, familiares e profissionais.

 

Local do Evento: Riocentro –  Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – 22780-160 – Rio de Janeiro – RJ

Horários de Funcionamento: 31 de agosto: 13h às 22h / 7 de setembro (feriado): 10h às 22h/ Durante a semana: 9h às 22h / Finais de semana: 10h às 22h

Ingressos: inteira: R$ 24,00 / meia-entrada: R$ 12,00.

Lembrando que professores, bibliotecários, autores e profissionais do livro tem entrada gratuita ao evento mediante a uma credencial eletrônica que pode ser feita pelo site do evento.

Para maiores informações acesse: www.bienaldolivro.com.br

Nos vemos lá!

Você Pode Tudo!!!