O post de hoje é direcionado a todos os jovens do Ensino Médio, e a todos nós interessados na educação que é oferecida nas escolas públicas do país.

Com iniciativa do Instituto Unibanco, dirigido por Cacau Rhoden e produzido pela Maria Farinha Filmes, ‘Nunca me sonharam’ foi lançado em São Paulo, no Festival Ciranda de Filmes, que acontece até o dia 28 de maio. O documentário apresenta a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas brasileiras pela perspectiva dos jovens estudantes, especialistas e profissionais da educação, que foram convidados a falar dos sonhos, expectativas e dificuldades que enfrentam na esfera escolar.

Com duração de 1h30min, o longa metragem faz uma análise do Ensino médio, dando voz aos estudantes para que possam expressar como se sentem e o que esperam do futuro. Ele também aborda assuntos como racismo, machismo, gravidez precoce, pobreza e violência, que estão diariamente ligados à vida dos estudantes e como isso reflete no processo de aprendizagem dos mesmos.

Em tempos de reforma do Ensino médio, o filme traça um panorama real dos problemas encontrados na educação brasileira e nos sugere que mais do que reformar o segmento, é preciso reformar a sociedade, levando em consideração as necessidades e desejos dos que são realmente afetados pelas decisões dos nossos governantes.

O documentário ficará disponível para educadores de todo o Brasil de 1 a 7 de junho, no site www.plataformacamp.com, e entrará em cartaz nos cinemas no dia 08 de junho, no Rio de Janeiro e em São Paulo, oferecendo sessões gratuitas no primeiro final de semana.

Vale a pena assistir, pois o filme nos convida a refletir como nós, enquanto sociedade, estamos valorizando e zelando pela qualidade da educação, nessa fase tão importante e delicada na qual os jovens estão se transformando em adultos. Não se esqueçam: educar é apontar caminhos.

Você Pode Tudo!!!