Hoje comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, por isso, separei algumas dicas para você usar a alimentação a seu favor e se preparar para as provas, em especial, o ENEM que vem aí.

É preciso estar preparado para aguentar horas e horas de prova mantendo a concentração e não se cansar. Sabemos que estudar é fundamental para ter um bom resultado, mas a sua alimentação também pode lhe ajudar ou te sabotar no momento da prova. Algumas pessoas por conta do nervosismo acabam comendo demais ou de menos, o que acaba prejudicando seu rendimento no dia do exame.

Para garantir a concentração, é importante ingerir alimentos saudáveis que dão energia por mais tempo. Os carboidratos são uma boa fonte de energia, se forem integrais, são ainda melhores.  Nos dias que antecedem a prova é importante manter uma alimentação balanceada e nada de exagerar nos estimulantes e energéticos para passar a noite estudando, pois, uma boa noite de sono é fundamental para o seu rendimento. A melhor opção é beber bastante líquido, como água, suco natural de frutas e passar longe dos alimentos gordurosos.

Para o dia da prova, opte por alimentos leves e que você esteja habituado a comer. Na hora da prova escolha produtos fáceis para o consumo, que não façam barulho e nem sujeira para não atrapalhar os demais. Leve uma garrafinha com água, pois é muito importante manter-se hidratado. Chocolate também é uma boa opção para quem sofre com a ansiedade, se esse for o seu caso, ele é uma excelente escolha.

O ideal é que seus estudos sejam no mesmo turno que o da aplicação das provas, para que seu corpo já esteja habituado. Por exemplo: se a prova é aplicada à tarde, estude nesse horário. Isso irá lhe ajudar a manter-se disposto e concentrado no período em que estiver fazendo a prova.

Procure alimentar-se bem, com alimentos saudáveis e nutritivos para não faltar saúde e energia para alcançar os seus objetivos.

Fonte: educacao.globo.com

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